Vencer um Processo Judicial

5 dicas para vencer um processo na justiça

  • By:Patrícia Norton

Sabemos que ninguém quer ou fica feliz quando precisa entrar com um processo na justiça, mas é fato que o nosso dia-a-dia às vezes traz algumas surpresas desagradáveis. Quando essas surpresas nos causam algum dano, é inevitável procurar um advogado e lutar pelos nossos direitos.

Mas quais são os segredos para vencer um processo judicial? Será que é preciso pagar muito caro para isso? Por onde devo começar?

Aí vai a primeira dica: Prepare-se, sempre! O primeiro passo para ter sucesso em uma demanda judicial é estar preparado, ou seja, não ser pego desprevenido por nenhuma situação. Sabe aquele comprovante de depósito que você sempre joga fora? Pois bem, ele poderia te salvar em um processo. Sabe aquela foto que você pensou em tirar quando bateram no seu carro e fugiram? Ela também será de muita serventia para provar que a culpa não foi sua.

E tem mais: sabe quando você liga para o telemarketing e eles te passam aquele número gigante de protocolo? Anote-o! Mas é para anotar mesmo, junto com a conta, em um caderno, agenda, qualquer lugar, mas anote o número de protocolo e a que ele se refere (solicitação de cancelamento, redução no valor da conta etc.).

Sempre que se deparar com uma situação que possa lhe gerar algum transtorno no futuro, guarde alguma prova (fotos, comprovantes de pagamento, protocolos, extratos bancários), qualquer rabisco em um guardanapo pode servir.

Guardou todas as provas? Que bom! Teve algum problema? Não se desespere! É hora de procurar o seu advogado. Na primeira conversa, conte TUDO, tudo mesmo! Só há duas pessoas nesse mundo para quem você não pode mentir, uma delas é o seu advogado (a outra, depende de sua crença religiosa). E esta é a segunda dica: “Conte tudo, não esconda nada!”.

Advogados trabalham com duas ferramentas, além das leis: 1) provas; e 2) estratégia. Para montar a melhor estratégia, é necessário que o advogado disponha de todas as provas possíveis sobre os fatos ocorridos. E aí está a terceira dica: organize e entregue todos os elementos que tiver sobre o assunto. Após a primeira conversa com o advogado, depois que você tiver contado tudinho para ele, entregue todas as provas que tiver sobre o caso, este é o segredo para que a melhor estratégia processual seja montada.

A quarta dica é: Tire todas as suas dúvidas! Entender como funciona um processo, quais são as suas fases, o que pode vir a acontecer e quais são as consequências de cada atitude é fundamental para que você saiba como agir durante a tramitação do processo, evitando maiores problemas.

Por fim, a quinta e última dica é: tenha paciência. Em processos judiciais, a pressa é inimiga da perfeição. A Justiça possui uma série de prazos, que precisam ser respeitados e não adianta ficar inserindo um montão de coisas no processo antes do tempo ideal. Depois de ter entendido como funciona o seu processo, o melhor a fazer é acompanhar o andamento dele (hoje já é possível visualizar processos inteiros, pela internet) e atender aos prazos determinados pela lei.

Seguindo todos estes passos, com certeza, suas chances de vencer qualquer processo judicial aumentarão significativamente. Mãos à obra!

Gostou das dicas? Compartilhe!

https://afcadvogados.com.br/blog

Posted in: Direito Contratual, Direito do Consumidor, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Imobiliário, Direito Tributário, Informações Gerais, Recuperação de Crédito, Responsabilidade Civil